Estratégia
A estratégia de gestão de branding com dados e insights da Valometry envolveu uma análise detalhada da jornada do consumidor e da percepção sobre a marca Sem Parar. Foram realizados estudos quantitativos e qualitativos para mapear as necessidades e expectativas dos consumidores, além de identificar pontos de fricção nas regiões e faixas etárias. A marca focou em fortalecer seu posicionamento como uma solução completa, com uma oferta de serviços além dos pedágios e estacionamentos, aproveitando os dados para ajustar a comunicação e aumentar a percepção de valor em seu portfólio.
Dados e pesquisas
A pesquisa contou com 1.202 respondentes, segmentados por região, classe social, idade e gênero. Os principais insights extraídos foram:
- Conhecimento de marca: Sem Parar lidera a lembrança espontânea, sendo associada principalmente à categoria de tags de pagamento. No entanto, a empresa ainda enfrentava desafios em relação à construção de uma conexão emocional mais forte com os consumidores.
- Percepção de valor: O custo-benefício e a oferta de serviços extras, como descontos em pedágios e vantagens para motoristas, foram destacados como fatores cruciais para melhorar a experiência do cliente e aumentar a lealdade.
Segmentação: A marca tinha um bom desempenho no Sudeste, mas houve diferenças de performance nas demais regiões, como o Sul e Minas Gerais, onde o conhecimento e o uso do serviço eram menores.
Insights de Branding
Os principais insights estratégicos de branding para Sem Parar foram:
- Fortalecer a conexão emocional: A marca precisava comunicar mais claramente seu diferencial como uma solução completa para motoristas, indo além de uma simples tag de pedágio. Um ecossistema de soluções ao redor do motorista.
- Fidelização e lealdade: Melhorar a percepção do custo-benefício e aumentar a oferta de serviços complementares foi identificado como chave para aumentar a retenção de clientes.
Desafios regionais e demográficos: A marca deve focar em ações de conscientização e engajamento nos estados e faixas etárias que apresentam maior índice de cancelamento de assinaturas, como os mais jovens e as regiões do Sul e Minas Gerais.
A análise de dados proporcionou à Sem Parar a base necessária para ajustar seu posicionamento, estreitar sua relação com os consumidores e aprimorar a eficácia de suas campanhas, com foco em resultados mensuráveis no aumento da lealdade e das taxas de conversão.
Quer saber mais sobre o case?
Assista à Live especial do case Valometry + Sem Parar: acelerando branding, performance e conversão, com a participação de Marcelo Mattar (Diretor de Negócios e Dados do Valometry), Catharina Donato (Diretora de Marketing do Sem Parar) e Ana Luiza Rodrigues (Coordenadora de Comunicação do Sem Parar).
Quer impulsionar a sua gestão de branding com dados?
Entre em contato e confira as melhores soluções Valometry para o seu negócio.